Pages

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Até já...



Em jeito de despedida (ou não), com esta mensagem pretendo fazer uma pequena reflexão sobre este blog que serviu de suporte para avaliação na unidade curricular de Educação a Distância e E-Learning do mestrado em Ciências da Educação - especialização em Tecnologia Educativa da Universidade do Minho.
A construção e a permanente actualização deste blog foi uma pequena descoberta, pois fui construindo o meu e-portefólio que considero uma mais-valia para a minha aprendizagem.
Inicialmente considero que criei um blog, com um bom design, com mini-aplicações interessantes e que contém registos de conhecimentos adquiridos, relatos com links, ilustrações (fotos, vídeos, timeline,…), hiperligações e sons e sempre que possível fui postando mensagens com pequenas reflexões de acordo com os assuntos abordados nas aulas, nomeadamente, o que é o e-learning, distinção de dossier e portefólio, potencial dos portefólios, o que é o e-portefólio, tipos de e-portefólio, evolução do ensino a distância (criei uma linha temporal com as datas representativas - as gerações de EAD), o modelo ACTIONS de Tony Bates, livro sobre portefólios digitais, frases do dia, e sítios do dia, avaliação online e no EAD, etc... É de salientar que postei o trabalho individual e de grupo desta U.C., pois houve sempre uma interacção entre os elementos do grupo, houve trabalho cooperativo e colaborativo para a elaboração do trabalho, o mesmo não se pode dizer de alguns elementos da turma, colocando os blog’s fechados. O blog pretende-se que seja um espaço aberto de reflexão, para sempre que possível as pessoas comentarem, e não ao contrário!
Apesar de o blog ter um grande poder de comunicação, socialização e construção de conhecimento, o meu blog teve um valor considerável de visitas, mas os comentários foram escassos, houve apenas 2 comentários.
Apesar de ter abordado os principais conteúdos desta U.C., e de ter como base os materiais disponibilizados pela Professora, considero que ficou ainda muito por dizer, por exemplo, analisar plataformas usadas pelas instituições/empresas para o ensino a distância e de que forma avaliam.
Espero que quando tiver um tempinho vir actualizar este blog.
Até breve.

0 comentários:

Enviar um comentário