Pages

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Tipos de e-portfólio

Existem 3 tipos de e-portefólios:
 - O portefólio institucional ou de avaliação
Segundo  Silvério (2006) é uma colecção de trabalhos realizados cujo conteúdo é determinado pelo professor e que tem como objectivo a avaliação do aluno relativamente ao currículo. Apresenta todos os seus itens assinalados, classificados ou avaliados; podem permanecer com o professor quando são exclusivamente elaborados para serem utilizados como instrumentos de avaliação. A audiência deste tipo de portefólio é, essencialmente, o professor.


 - O portefólio  profissional
De acordo com Silvério (2006) facilita processos de orientação profissional podendo ser utilizado na procura de um emprego, gestão de carreiras ou processos de candidatura. Apesar das diferenças entre os tipos de portefólio apresentados, devidas naturalmente ao facto de terem objectivos distintos, todos apresentam um organizador comum: a implicação das vivências do sujeito seu organizador.


 - O portefólio do aluno, de aprendizagem, reflexivo ou de trabalho
Segundo o mesmo autor, Silvério (2006), o portefólio deverá privilegiar o processo de aprendizagem, reflectindo o percurso do aluno e será construído à medida que as actividades são desenvolvidas. Permitirá “diagnosticar as dificuldades e/ou os pontos fortes em relação à aquisição de competências ou na realização das suas aprendizagens fornecendo informação útil que possibilita, por exemplo, uma redefinição de actividades pedagógicas ou estratégias de ensino. Este tipo de portefólio co-responsabiliza o aluno pela sua aprendizagem.


Referências bibliográficas:
Silvério, C. (2006). Portfolios na disciplina de Ciências Naturais no 3.º ciclo do ensino básico. Um estudo de investigação-acção. Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Geociências, especialidade em Ensino de Ciências Naturais (Ciências da Terra),Universidade de Coimbra.

0 comentários:

Enviar um comentário