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quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Distinção entre Dossier e portefólio


O Portefólio
O dossier
(compilação tradicional de trabalhos)
  • O portefólio dá conta do percurso de aquisição de competências do aluno
  • Os elementos a inserir são escolhidos em função das metas estipuladas
  • Os elementos são escolhidos de acordo com critérios predeterminados e acordados entre alunos e o professor
  • Os elementos escolhidos representam, de forma clara, as competências adquiridas pelo aluno.
  • Os elementos são escolhidos de forma regular, a partir de situações significativas de aprendizagem e avaliação.
  • Os trabalhos escolhidos, contêm comentários dos professores, dos alunos e/ou encarregados de educação.
  •  O aluno faz reflexões e estabelece objectivos e estratégias.
  • Os elementos escolhidos são sempre datados.
  •  Há uma ligação entre os diferentes trabalhos. A reflexão sobre desafios estabelecidos é obrigatória.
  • O portefólio é um documento de avaliação em constante reformulação. 
  •   O aluno guarda o seu portefólio e é responsável por ele, podendo servir-se dele ao longo de todo o ciclo de aprendizagem.
  • Os trabalhos não representam o percurso do aluno.
  • Os trabalhos nem sempre são escolhidos em função das metas estipuladas.
  • Os alunos não conhecem critérios de selecção, ou então, só os fazem corresponder aos melhores trabalhos
  • Os elementos escolhidos não são necessariamente representativos das competências dos alunos.
  • Os elementos são compilados de modo esporádico e não continuo.
  •  Em geral, os trabalhos não contêm comentários pessoais nem do aluno, nem dos colegas, nem dos encarregados de educação. 
  • O aluno não faz reflexões nem estabelece objectivos, desafios ou estratégias para a sua própria aprendizagem.
  • Os trabalhos raramente são datados.
  • Não há uma ligação entre os diferentes trabalhos.
  • O dossier é um arquivo morto.
  • O professor e/ou a escola podem guardar o dossier que, rapidamente, menos prezam e/ou esquecem.

Referências bibliográficas:
Bernardes, C., e Miranda, F., (2003) Portefólio, Uma escola de competências, Porto, Porto Editora

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