O Portefólio | O dossier (compilação tradicional de trabalhos) |
- O portefólio dá conta do percurso de aquisição de competências do aluno
- Os elementos a inserir são escolhidos em função das metas estipuladas
- Os elementos são escolhidos de acordo com critérios predeterminados e acordados entre alunos e o professor
- Os elementos escolhidos representam, de forma clara, as competências adquiridas pelo aluno.
- Os elementos são escolhidos de forma regular, a partir de situações significativas de aprendizagem e avaliação.
- Os trabalhos escolhidos, contêm comentários dos professores, dos alunos e/ou encarregados de educação.
- O aluno faz reflexões e estabelece objectivos e estratégias.
- Os elementos escolhidos são sempre datados.
- Há uma ligação entre os diferentes trabalhos. A reflexão sobre desafios estabelecidos é obrigatória.
- O portefólio é um documento de avaliação em constante reformulação.
- O aluno guarda o seu portefólio e é responsável por ele, podendo servir-se dele ao longo de todo o ciclo de aprendizagem.
| - Os trabalhos não representam o percurso do aluno.
- Os trabalhos nem sempre são escolhidos em função das metas estipuladas.
- Os alunos não conhecem critérios de selecção, ou então, só os fazem corresponder aos melhores trabalhos
- Os elementos escolhidos não são necessariamente representativos das competências dos alunos.
- Os elementos são compilados de modo esporádico e não continuo.
- Em geral, os trabalhos não contêm comentários pessoais nem do aluno, nem dos colegas, nem dos encarregados de educação.
- O aluno não faz reflexões nem estabelece objectivos, desafios ou estratégias para a sua própria aprendizagem.
- Os trabalhos raramente são datados.
- Não há uma ligação entre os diferentes trabalhos.
- O dossier é um arquivo morto.
- O professor e/ou a escola podem guardar o dossier que, rapidamente, menos prezam e/ou esquecem.
|
Referências bibliográficas:
Bernardes, C., e Miranda, F., (2003) Portefólio, Uma escola de competências, Porto, Porto Editora
0 comentários:
Enviar um comentário