Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Modelo A.C.T.I.O.N.S. de Tony Bates

Anthony (Tony) Bates, é consultor internacional sobre o tema do planeamento e gestão de e-learning e educação a distância, participa constantemente em várias palestras e oficinas.
Tony Bates, no seu livro “Technology, Open Learning and Distance Education”, de 1995 propõe um modelo de trabalho para a selecção de tecnologias para ensino e formação a distância que designa por “ACTIONS model” no qual define os critérios que a Ead deve prosseguir para ter sucesso.
O acrónimo ACTIONS refere-se às seguintes caracteristicas:
Access (acesso)- Qual é a facilidade de acesso à tecnologia? Qual é o grau de acessibilidade para os aprendentes?
Costs(Custo) - Qual é a estrutura de custos de cada tecnologia aplicada? Qual é o custo por cada aluno ou formando?
Teaching and Learning (Ensino e Aprendizagem) - Que tipo de aprendizagem são necessários? Quais as abordagens didácticas a implementar?
Qual é a melhor tecnologia para suportar o ensino e aprendizagem neste tipo de ambiente? Que tecnologias são mais adequadas para atingir os osbjectivos de ensino aprendizagem?
Interactivity and User-friendliness (Internactividade e Usabilidade) - Que tipo de interação são suportadas pelas tecnologias usadas? Qual é a facilidade de utilização e aprendizagem para o aprendente?
Organizational Issues (Organização) - Quais são os factores organizacionais a ter em conta para o sucesso das tecnologias aplicadas? Que mudanças são necessárias efectuar na organização para incorporar tecnologia?
Novelty (Novidade) - Qual o grau de maturidade da tecnologia? Quais são as suas capacidades técnicas?
Speed (Rapidez) - Com que rapidez se pode criar cursos e distribuir com a tecnologia? Com que rapidez é possivel alterar os materiais didácticos?

 Referências Bibliográficas:
Gomes, Maria João. (2010). Gerações de Inovação Tecnológica na Educação a Distância - ppt. Braga: Universidade do Minho

0 comentários:

Enviar um comentário