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terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Potencial dos Portefólios

 O termo portefólio tem a sua origem no meio artístico referindo-se a uma colecção de produções que de alguma forma reflectem ou traduzem um percurso. Actualmente este conceito extravasou o mundo das artes e tem múltiplas aplicações. 
Segundo a infopédia (2011), portefólio consiste numa pasta utilizada para guardar papéis, desenhos, mapas ou um dossier de projectos e trabalhos para apresentação profissional. Sendo assim, o portefólio pode ser utilizado no sistema educativo como um instrumento transversal a várias áreas e é utilizado para avaliar a aprendizagem no decurso do percurso académico/escolar/formativo, fomentando a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. 
“Um portefólio é uma colecção de trabalhos que o aluno recolheu, seleccionou, organizou, sobre os quais reflectiu, e demonstrou conhecimento e evolução ao longo do tempo” (Barrett, 2006, p.1).

O portefólio pode ser usado logo nos primeiros anos de vida, vejam por exemplo, os portefólio que são usados nos infantários, e que são entregues aos Encarregados de Educação no final de cada ano lectivo. Quem analisar os documentos que constam nesses portefólios, nota uma evolução significativa da aprendizagem. De acordo com Alves e Gomes (2010) num contexto educacional, o desenvolvimento de portefólios pode constituir uma estratégia de promoção de aprendizagens, um registo de desenvolvimento pessoal e/ou profissional, um instrumento de avaliação académica dos alunos ou de desempenho profissional dos professores, entre outras possibilidade de exploração.
O portefólio consiste numa colecção significativa de trabalhos que o aluno vai produzindo e que ilustra os seus esforços, os seus progressos e as suas realizações em diferentes domínios e que não dispensa uma componente reflexiva explícita.
Os elementos coligidos num portfolio devem ser datados, ilustrativos de um percurso que se torna evidente não apenas pela ordem cronológica dos trabalhos eleitos mas também pela reflexão que permite estabelecer ligações entre eles.
           De acordo com ERTE/PTE (s.d.) o professor tem um papel fundamental na construção do Portefólio na medida em que monitoriza a escolha dos produtos mais relevantes, os seus feedbacks constituem elementos importantes para a reflexão do aluno e tem uma palavra a dizer no estabelecimento de novos objectivos bem como na definição do percurso de aprendizagem.

Que objectivos para o Portefólio?
Pode identificar-se como grande objectivo para a construção do portefólio suportar a reflexão que pode ajudar os estudantes a entenderem a sua própria aprendizagem e proporcionar um enquadramento ao trabalho que permite documentar o seu crescimento ao longo do tempo.

Este grande objectivo pode ser “desdobrado” noutros:
  • ­   Identificar aprendizagens
  • ­   Documentar aprendizagens
  • ­   Ajudar na estruturação da aprendizagem
  • ­   Identificar o que ainda há para aprender
  • ­   Desenvolver estratégias de aprendizagem
  • ­   Partilhar: tornar conhecido o que é aprendido, para que os outros possam usar
  • ­   Aprender com os outros
  • ­  
O que incluir num Portefólio?
Os elementos eleitos para constar de um portfolio devem sempre ser escolhidos em função dos objectivos da aprendizagem e reflectir critérios previamente negociados com os alunos. Assim, podem ter sentido:
  • ­   Evidências das diferentes produções
  • ­   fichas de trabalho,
  • ­   esquemas,
  • ­   fichas de leitura,
  • ­   fichas de pesquisa,
  • ­   registos de fontes de informação consultadas,
  • ­   reflexões sobre o trabalho desenvolvido,
  • ­   planos de trabalho futuro, reformulações de trabalhos anteriores,
  • ­   balanços de actividades realizadas,
  • ­   auto-avaliações,
  • ­   listas de actividades,
  • ­   comentários pessoais sobre a turma ou a escola,
  • ­   comentários de pessoas relevantes para o percurso de aprendizagem
Referências bibliográficas:
Alves, A. P. & Gomes, M. J. (2010). Potencial Educativo dos E-Portefólios, in Revista e-curriculum, São Paulo, v.5 n.2 Julho2010. Consultado em 25 de Janeiro de 2011, em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/10922/1/MJG-AAA-eCurriculum.pdf


Barrett, H. (2006 ). Using Electronic Portfolios for Classroom Assessment [Electronic Version]. Connected Newsletter, 13, 4-6. Consultado em 25 de Janeiro de 2011, em http://electronicportfolios.com/portfolios/ConnectedNewsletter-final.pdf
Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas/Plano Tecnológico da Educação (ERTE/PTE). (s.d.) Obtido em 25 de Janeiro de 2011 em
http://moodle.crie.min-edu.pt/mod/resource/view.php?id=12511

 Infopédia - Dicionários e Enciclopédia em Língua Portuguesa. (2011). Obtido em 25 de Janeiro de 2011, de Infopédia, Porto Editora: http://www.infopedia.pt/

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